Análises

Kirby’s Dream Buffet

8
Nós não recomendamos jogar Kirby's Dream Buffet com fome, por sua conta em risco.

Com um lindo tema culinário e apresentação estelar, além de muitas grandes recompensas para desbloquear, o novo jogo do Kirby é uma ótima pedida!

Como um bom gelato ou sorvete, a melhor coisa sobre Kirby – nosso carinha gelatinoso rosa favorito – é que ele é facilmente moldável. Com aquela aparência redonda flutuante e olhos brilhantes que brilham, colocar um pequeno chapéu na cabeça de Kirby e dar-lhe uma espada parece igualmente fofo e natural. Então, há algo que Kirby não possa fazer?

Logo após Kirby and the Forgotten Land , Hal Laboratories e a Nintendo prepararam um doce mimo para os fãs já recheados de Kirby no Nintendo Switch. Kirby’s Dream Buffet é um título multiplayer onde você rola Kirby por níveis com temas de sobremesa, come morangos para torná-lo o maior possível e usa poderes baseados em comida para derrotar seus oponentes.

Kirby achando que tá em Smash Bros. !

Parecendo Sugar Rush de Wreck-It Ralph, mas com aquele brilho incrível nos itens de comida que só a Nintendo pode alcançar (a comida em Pikmin 3 parece mais realista e deliciosa do que comida de verdade), Kirby’s Dream Buffet é uma sobremesa deslumbrante e um entretenimento divertido. tangente para a série após um ano já tão incrível.

Para quebrar o básico, Kirby’s Dream Buffet tem tudo a ver com devorar o máximo de comida possível. Os morangos mencionados acima são seu objetivo principal, mas mirtilos e cerejas também estão escondidos em certos caminhos em cada nível. Eles também não são todos baseados em sorvetes e pudins, já que alguns apresentam hambúrgueres, ovos e sanduíches de aparência deliciosa para o nosso amigo rosa rolar no que eu só posso supor que seria tecnicamente uma violação do código de saúde.

A parte complicada é que esses níveis são bastante traiçoeiros, e Kirby não está fazendo sua plataforma típica aqui, em vez disso, rolando e se sentindo mais como um Katamari do que qualquer outra coisa. Morangos, outras frutas e os power-ups essenciais são colocados taticamente em cada nível, então, conseguir guiar Kirby em direção a eles, desviar de inimigos e evitar ser empurrado para fora da pista por seus oponentes é uma receita para um doce… doce caos.

O jogo está totalmente em pt-BR.

Há também novas habilidades de Copy Food, onde comer uma sobremesa específica lhe dá poderes. Estes não contam para o seu total de morangos, mas em vez disso, imbui Kirby com habilidades como em muitos de seus jogos anteriores, só que desta vez, é baseado em comida. Por exemplo, o donut funciona como a roda e permite que Kirby destrua a pista em velocidade, o cupcake funciona como um tornado e ataca o oponente enquanto suga morangos próximos com a força do vento, enquanto uma pimenta dispara Kirby para frente com grande impulso e chamusca alguém deixou em seu rastro.

Eles são todos um pouco difíceis de manejar, mas oferecem uma grande chance de superar os oponentes, assim como o resto do jogo, estes são um grande equilíbrio de risco e recompensa, ajudando você a conquistar a vitória nos momentos decisivos. Embora você possa bater em inimigos para derrubá-los do nível (Kirby simplesmente precisa pairar para pousar de volta na plataforma, mas ao custo de segundos preciosos), há algo particularmente satisfatório em bater em alguém de lado enquanto desce a pista na forma de um pneu demoníaco possuído.

Saca só essas transparências.

Os níveis são divididos em uma única corrida ou um Grand Prix de quatro níveis, com o Kirby que come mais morangos reivindicando a vitória. O final de cada nível principal também tem três enormes pilhas de morangos, com possíveis 50, 30 ou dez para reivindicar os três primeiros Kirby’s até a linha de chegada. Isso significa que, embora lento e constante, você possa ganhar a corrida se você comer diligentemente todos os morangos sobressalentes no mapa enquanto seus oponentes correm à frente, embora, você precise pegar esses cinquenta morangos.

A questão principal aqui é que é um grande aumento nos números, então, pode colocar um jogador na liderança. Ao jogar Grand Prix, o jogador com mais morangos começa a uma distância considerável atrás dos de classificação mais baixa, mas há tantos obstáculos e inimigos que o jogo faz um bom trabalho em manter todos aproximadamente no mesmo ritmo. Eu preferiria um pequeno ajuste para talvez reduzir os 50 morangos para 30, mas ainda há muito espaço para pegar morangos nos níveis posteriores.

Kirby com Chantilly.

Finalmente, no final de cada nível, quando a contagem final é revelada, os jogadores recebem 40 morangos extras para certos gatilhos aleatórios. Quatro presentes de 40 morangos são concedidos, e estes podem ser baseados em quem derrota mais inimigos, o jogador que usa mais habilidades de cópia, quem come mais mirtilos ou mais alguns. É uma maneira estilo Mario Party de equilibrar a balança, e mantém algum suspense até o último minuto. Mas muito parecido com Mario Party, significa que se você quer uma luta justa, você está sem sorte. Este é um jogo muito bobo, então não me incomoda, mas alguns podem achar esses modificadores aleatórios nos momentos finais irritantes.

Juntamente com os principais níveis de plataforma – cada Grand Prix inclui dois – há dois minijogos. Com base em bolos Kirby ou locais de confeitaria semelhantes, eles eliminam os obstáculos e, em vez disso, colocam os quatro jogadores em uma pequena arena onde o foco está em lutar com as habilidades de Copy Food e seus corpos alegremente saltitantes. A mecânica de rolamento difícil é tão consistentemente boba e boa o suficiente para controlar que não parece injusto. Então, na verdade, conseguir bater em um oponente como um lutador de sumô é simplesmente delicioso.

O jogo é cheio de cenas como essa.

Os mini-jogos adicionam outros poderes clássicos como as habilidades de agulha e pedra, que são muito mais focadas em combate do que as anteriores. Tentar coletar os morangos espalhados por esses jogos em um minuto ou mais já é complicado, mas ser explodido por três outros Kirby’s, todos com corpos gigantes e protuberantes e um turbilhão de poderes de cópia baseados em sobremesas, é a receita perfeita de habilidade equilibrada com loucura.

Parece Mario Kart da melhor maneira, pois quando derrubado do nível, você recebe morangos ou poderes e, se estiver ficando para trás, pode até receber o doce invencível, apenas para voltar e destruir seus oponentes , pegando morangos como um ganancioso Kirby em Wimbledon, e uma grande virada na contagem é perfeitamente possível. De certo modo, acho que a jogabilidade do jogo é uma delícia de controlar e bastante bem equilibrada, com cada segundo apresentando um novo cenário ridiculamente colorido e aliado com o qual muitas vezes me peguei rindo alto.

Até a Master Hand dá o ar de sua graça aqui.

Agora, suas opções reais incluem jogar contra três outros oponentes online em partidas aleatórias ou baseadas em equipes. É tão simples quanto compartilhar uma senha para jogar com os amigos, e existem até comandos mapeados para o analógico esquerdo, embora sejam tão básicos quanto dizer “hey!”, “huh?”, e muito pouco além. Eu acho que eles estão lá principalmente para irritar as pessoas, para ser honesto. Local é infelizmente limitado a dois jogadores, com personagens da CPU preenchendo os outros dois slots.

Honestamente, parece uma grande oportunidade perdida, pois pode ser um jogo de festa perfeito para jogar em uma sala de estar lotada. Jogar com dois jogadores é legal e competitivo, mas com esse tipo particular de caos, acho que um modo local para quatro jogadores teria sido um verdadeiro deleite. Você pode jogar para quatro jogadores com o local se tiver quatro amigos com um Switch cada, e todos tiverem uma cópia do jogo. Mas considerando que este não é um jogo gratuito, isso é pedir um pouco demais. Fico feliz que a opção esteja aqui, mas não consigo imaginar que terei a chance de usá-la.

Só o Kirby mesmo pra ficar feliz sendo o mais pesado.

A experiência online tem sido muito boa, pois achei fácil encontrar jogadores e minha jogabilidade tem sido bastante suave. Houve algumas quedas e congelamentos de quadros, mas eu nunca fui inicializado de um jogo, felizmente. Eu tentei jogar no dock e no portátil e, embora a experiência definitivamente seja um pouco mais difícil no portátil, o jogo ainda manteve as coisas juntas e, embora a gagueira ocasional acontecesse, nunca foi suficiente para arruinar a experiência. Este não é um jogo que exige jogabilidade de 60fps de qualquer maneira, mas estou feliz que tenha sido consistentemente bom no meu tempo com ele.

Uma coisa que eu gostaria de ver um pouco mais é a variedade nos modos de jogo. Tanto o multiplayer local quanto o online são divididos em um Grand Prix (dois níveis, um minijogo e um battle royale), ou você pode simplesmente jogar uma das opções por conta própria. Níveis que eram uma corrida rigorosa até o fim poderiam ser divertidos, ou um modo em que você tenta eliminar o maior número de inimigos? Espero que mais algumas opções sejam adicionadas porque a jogabilidade básica é ótima, mas sinto que os jogadores podem ficar sem coisas para desfrutar rapidamente.

Em dupla a diversão duplica.

Um elemento que me fez voltar até agora são os desbloqueáveis. Cada nível recompensa sua experiência com base na quantidade de morangos consumidos, com um bônus de 180% por jogar online. Você pode subir de nível dessa maneira, e cada nível concede um novo traje, cores, adesivos de lanches colecionáveis ​​ou novos remixes de faixas clássicas de Kirby. Até agora, desbloqueei trajes baseados no Rei Dedede, Meta Knight, um adorável chapeuzinho de hambúrguer e um monte de cores diferentes. A inclusão de faixas antigas e alguns novos remixes são fantásticos, e é ótimo ver uma variedade tão grande da biblioteca Kirby representada.

Um último elemento que quero abordar é a apresentação, que é estelar. Se minha linguagem ainda não explicou a aparência exuberante e alegre dos níveis feitos de bolos, rosquinhas e cupcakes gigantes, então deixe-me explicar melhor. Os visuais são nítidos e claros, com a comida parecendo estranhamente comestível e colorida. Ao mesmo tempo, o próprio Kirby parece adorável enquanto ele cai e tropeça em cada nova área. Há um brilho real em tudo e o tipo de qualidade de produção que podemos esperar da Hal Laboratories em todos os momentos, mas este é um dos jogos Kirby mais bonitos que já vimos.

Me deu muita fome fazer essa análise.

Sentei-me com o Kirby’s Dream Buffet esperando ter um pouco de diversão, mas acabei afundando horas nele. A jogabilidade parece bem ajustada para satisfazer e enfurecer enquanto derruba seus oponentes de um garfo gigantesco apenas para arrancar um morango deles é hilário. Eu adoraria ver mais algumas opções no futuro, e a falta de multiplayer local para quatro jogadores em um Switch faz muita falta, mas este é um deleite delicioso para qualquer fã de Kirby e um jogo de festa que eu provavelmente recomendaria a qualquer dono de Switch.

VEREDITO

Embora um pouco carente de conteúdo e opções, Kirby’s Dream Buffet é um jogo hilário e satisfatoriamente bobo que equilibra sua jogabilidade bem entre momentos de habilidade e caos total. Com um lindo tema culinário e apresentação estelar, além de muitas grandes recompensas para desbloquear, o Dream Buffet é uma ótima pedida!

David Signorelli
Últimos posts por David Signorelli (exibir todos)