Análises

Mario & Sonic at the Olympic Games Tokyo 2020 – Análise

8
Diversão garantida!
Um festival de eventos e cultura com toda a galera do Mario e Sonic com mais de 30 esportes diferentes, belos gráficos e controles acessíveis. Partiu representar o Brasil no rankeado e destruir o botão A nos 100 metros rasos!

Essa é a primeira vez que eu experimento de verdade um jogo com essa temática esportiva (mentira, joguei aqueles de Atari, Califórnia Games e derivados dele algumas décadas atrás), e para ser bem honesto, eu subestimei o potencial que esse gênero tem, pois acabei me divertindo pra caramba no final das contas.

Desenvolvido e distribuído pela SEGA, Mario & Sonic at the Olympic Games Tokyo 2020 é o novo exclusivo do Switch, excelente para se jogar sozinho ou com mais pessoas. Esses games de esportes variados são muito bons para socializar pois a maioria, se não todos os eventos possuem controles super simples e fáceis de pegar, então ele é bem amigável com o jogador iniciante ou quem não tem muita habilidade.

Quem tiver um ou dois pares de JoyCons certamente fará a festa entre os amigos já que é possível jogar em até 8 pessoas simultaneamente nos mais de 30 eventos (fora os mais de 10 mini-games que são habilitados na modo campanha) que estão disponíveis logo de início.

O jogador poderá optar por realizar todas as ações com os botões do controle ou jogar com os JoyCons destacados, como um Wii Remote por exemplo, sacudindo e fazendo diversos movimentos que são solicitados por cada uma das competições. Fica a escolha do jogador definir a maneira que ele quer jogar antes de um evento começar, algo que certamente vai agradar qualquer estilo de pessoa.

YouTube player

Mas se você preferir jogar sozinho, o modo história e os de competir nos eventos avulsos são maneiros também. O game possui um modo online com sistema de ranking, free-play e mini-games, cujo quais vão necessitar da assinatura dos serviços online da Nintendo para serem jogados.

Durante a trama, o jogador transita entre o mundo atual e o retrô 8bit enquanto compete em diversos jogos olímpicos como karate, natação, esgrima, 100 metros rasos, etc, e junto a isso, redescobre a história da olimpíada com várias curiosidades espalhadas por Tokyo, enriquecendo a diversão com cultura legítima.

Tudo começa quando Bowser e Dr. Eggman planejam uma traquinagem básica e enviam através do Toad, um presente misterioso destinado ao Mario e Sonic, obviamente.

O presente trata-se de um console antigo que, depois de muito rolo para identificar aonde está o botão de power e efetivamente ligar o aparelho, Bowser e Dr. Eggman, que estavam escondidos observando, ficam frustrados com tamanha bobísse dos personagens por conta do problema de ergonomia (que fere os sentimentos mais profundos do Eggman, engraçado demais) e aparecem para intervir, fazendo com que Luigi acidentalmente ligue o console e uma luz misteriosa suga nossos heróis (e vilões) para o mundo retrô, dos jogos olímpicos de Tokyo de 1964, no melhor estilo 8bit.

YouTube player

Mario & Sonic at the Olympic Games: Tokyo 2020 (que nome) tem uma apresentação incrível, é lindo de ver na tela o capricho que a galera teve na execução técnica dos detalhes de áudio, interface e direção de arte em geral. Todos os trabalhos com os locais reais da cidade de Tokyo que o jogador percorre, ceninhas de comemoração ao concluir um evento, e até as vozes nas competições 8bit com aquele abafamento característico do chip de Nintendinho. Muito massa!

Cheio de cores vibrantes e músicas que celebram os tradicionais jogos olímpicos, é dada a largada para se curtir um festival de eventos, garra, suor e de muita cultura com toda a galera de Mario e Sonic mais uma vez. Você poderá competir em mais de 30 esportes diferentes usando seu personagem favorito e, claro, representar o seu país e mostrar que o Brasil tá marcando presença, então bora jogar rankeado e destruir nosso botão A nos 100 metros rasos!

Pontos Positivos

  • 30 eventos para pegar e jogar logo de cara
  • Modo história é bonitinho, é legal pra caramba a transição entre o mundo normal e o 8bit
  • Apresentação linda, bom gosto exemplar
  • Muitos dos nossos personagens favoritos jogáveis

Pontos Negativos

  • É um jogo que tem que ser curtido com outra pessoa para tirar 100% de proveito
  • Algumas competições fizeram eu repensar em não destruir meu JoyCon com tanto button-mashing
  • Me faz lembrar que eu não vou estar em Tokyo ano que vem

David Signorelli

Comment here