Análises

Sniper Elite 5

7.5
Tá na hora de viajar para a França...

Sniper Elite 5 é mais um ótimo game da franquia, e pois mais que não seja perfeito, consegue entregar bons momentos de diversão

É inegável que a franquia Sniper Elite criou um enorme sucesso e, atualmente, possui uma boa legião de fãs. Desde o lançamento do primeiro game, lá em 2005, a Rebellion seguiu consolidando a saga, gerando até mesmo alguns spin-offs que possuiam a mesma base de gameplay, mas em que os principais inimigos era… zumbis nazistas, pois é! Porém, com o último título principal sendo lançado em 2017, era só questão de tempo até recebermos um novo.

Eis que finalmente recebemos o quinto jogo da franquia, com o mesmo estando disponível para Xbox One, Xbox Series S|X, PlayStation 4, PlayStation 5 e PC, mas ainda vale destacar que o game está disponível para os assinantes do Game Pass. Porém será que Sniper Elite segue firme e forte com esse novo título? Vamos descobrir.

It’s war time!

A trama do game não é exatamente um dos pontos altos do game, se assemelhando e muito com a dos outros títulos. Aqui você controla Karl Fairburne, um tenente que é enviado para a França com a missão de dar um fim na Operação Kraken, um terrível plano dos alemães que pode mudar o rumo da Segunda Guerra Mundial. É claro que você se verá enfrentando dezenas de soldados em árduas batalhas para impedir que o pior aconteça.

Hora ir para a França…

A trama consegue divertir e, mais uma vez, é um prato cheio para aqueles que se interessam pelo tema da Segunda Grande Guerra e seus ocorridos. Durante as boas horas de gameplay ela cumpre o seu objetivo, mas não espere por uma narrativa de outro mundo ou que irá lhe deixar de boca aberta, muito pelo contrário, ela no geral é simples e, como eu já disse, segue a mesma linha dos outros games da franquia. Mas se serve de consolo, Sniper Elite 5 conta alguns cenários que são inspirados em lugais reais, sendo assim mais uma ótima pedida para quem se interessa pelo assunto.

Partindo para a gameplay, essa sim é um dos pontos fortes aqui. A mesma segue sendo extremamente divertida, assim como nos títulos anteriores, fazendo com que o jogador fique engajado do início ao fim. Você quer ser silencioso? Ou então quer sair metendo o louco e matar todo mundo? Você que sabe! É o jogador que decide a maneira que deseja de completar as missões e isso traz uma excelente variedade para a gameplay, além de um ótimo fator replay para aqueles que desejarem jogar a campanha mais uma vez.

Temos ainda um ótimo sistema de personalização de armas, que também faz com que cada jogador progrida com os armamentos que preferir, além da teia de habilidades que conta com excelentes skills a serem aprendidas. Claro que as icônicas câmeras de morte também marcam presença aqui, e por mais que não sejam novidade na franquia, envelheceram como “vinho”, se assim posso dizer. Porém nem tudo é perfeito quando estamos falando da gameplay, já que em inúmeros momentos a IA toma decisões um tanto quanto duvidosas e que acabam prejudicando o ritmo da jogatina.

Essas câmeras de morte continuam divertidíssimas!

Os visuais do game em sua maioria são muito bons, especialmente no que diz respeito aos cenários, que são os melhores já vistos na franquia, porém não é possível dizer o mesmo dos personagens, que não impressionam nem um pouco, até chegam a distoar do restante dos visuais. E sobre a trilha sonora, ela é totalmente genérica, sempre que ouvia uma música durante a gameplay, tinha aquela sensação de que já havia ouvido antes em outro lugar, e não duvido nada que já tenha ouvido.

Mas voltando a falar de coisas boas, Sniper Elite 5 conta ótimos modos multijogador para o pós-game, assim aumentando e muito a vida útil do game. Temos aqui a possibilidade de jogar a campanha com outra pessoa, batalhar contra outros jogadores ou ainda partir para o clássico modo de Sobrevivência, que mais uma vez dá as caras na franquia. São essas possibilidade no online que irão trazer boas e boas horas de jogatina para quem adquirir o game.

Veredito

Sniper Elite 5 é mais uma ótima entrada para franquia. O game possui seus problemas? Sim, mas seus pontos positivos também se destacam e fazem com que o jogador tenha uma ótima experiência. A jogabilidade consegue ser extremamente divertida e os modos multiplayer irão fazer com que você tenha horas e horas de gameplay. E vale relembrar: se você é assinante do Game Pass, pode baixar o game sem nenhum custo adicional.

Lucas Nunes
Últimos posts por Lucas Nunes (exibir todos)