Análises

The Legend of Nayuta: Boundless Trails

9
Trilhas Sem Limites

The Legend of Nayuta é uma experiência incrivelmente refinada. Parece o culminar da experiência em RPG de ação da Falcom na época, já tendo desenvolvido jogos como Ys: The Oath in Felghana , Ys VI: Ark of Napishtim e a duologia Zwei

Lançado pela primeira vez para o PlayStation Portable em 2012, este novo lançamento é a primeira vez que The Legend of Nayuta está oficialmente disponível fora do Japão. O jogo não tem conexões diretas com The Legend of Heroes e é uma história independente, então os amantes de RPG de ação são livres (e encorajados) para entrar aqui.

Nayuta é um jovem estudioso que retorna para sua casa, a Ilha Remnant, nas férias de verão. Nayuta e seu melhor amigo Cygna administravam um negócio de “faz-tudo” antes de deixarem a ilha e decidem reiniciá-lo durante as férias. Você sabe, o tipo de faz-tudo que faz de tudo, desde brincar com as crianças locais até derrotar monstros vorazes. Suas ambições simples de ajudar o povo da ilha rapidamente levam à exploração de ruínas antigas do céu, salvando a vida de uma fada que odeia humanos e sendo transportados para o mundo das fadas, Terra.

Vento Divino é um excelente nome para uma Skill

A Terra está passando pelo ataque mais extremo de mudança climática possível, induzido pelo roubo de quatro engrenagens mestras usadas para controlar seu clima pela sinistra dupla Zechst e Selam. Os quatro continentes da Terra estão presos em estações não naturais que destroem a flora e a fauna. Nayuta, sempre disposto a ajudar as pessoas, fica feliz em ajudar a fada Noi a salvar um mundo totalmente novo. É claro que estudar um lugar que ele acredita ser o mítico Lost Heaven, um lugar que seus pais pesquisaram antes de morrerem prematuramente.

Cada estação traz uma experiência única

Há reviravoltas, mas no geral, a história é simples como um JRPG. Onde a escrita de The Legend of Nayuta brilha é em seus personagens, especialmente o povo da Remnant Isle. Como é padrão nos jogos da série Trails , os NPCs têm uma quantidade impressionante de diálogos que mudam frequentemente para refletir os eventos atuais. Sempre vale a pena conversar com os habitantes locais quando você voltar para Remnant Isle para se abastecer. Todos, desde os lojistas até o cozinheiro da pousada e as crianças da aldeia, brilham com personalidade. Seu vínculo com os habitantes da cidade é levado ainda mais longe ao aceitar missões paralelas para eles, solicitações que eles entregam em sua caixa de correio. A maioria dessas missões secundárias exige que você vá à Terra para encontrar itens que não existem na ilha.

Ao longo do cenário principal, Nayuta se aventura em cada um dos quatro continentes da Terra para restaurá-los ao seu estado natural. Quando você viaja para um continente pela primeira vez, uma série linear de etapas leva você a uma batalha final para salvar o continente. Em cada fase, fora das fases de chefe, seu objetivo é chegar à saída, mas a forma como você faz isso varia muito. Depois de vencer todos os estágios padrão em um continente e restaurar sua estação natural, novas variantes sazonais desses estágios se abrem e podem ser enfrentadas em qualquer ordem. The Legend of Nayuta tem um extenso capítulo pós-história e conteúdo adicional no New Game+ para quando você não se cansar das aventuras de Nayuta.

Os chefes são completamente insanos

O conjunto de movimentos básicos de Nayuta inclui a habilidade de pular, balançar a espada e esquivar, mas isso se expande conforme você avança. Noi segue Nayuta pelos estágios e pode lançar artes sazonais – ataques mágicos obtidos ao lutar contra monstros poderosos e completar certas missões. Usar essas artes também aumenta seu nível, tornando-as mais poderosas ou concedendo mais cargas de lançamento. Nayuta pode aprender novas habilidades com a espada com seu Master Orbus – sempre que você passa de um estágio, você recebe uma classificação de até três estrelas. Esta classificação é determinada por quantos cristais e tesouros você encontrou e por um objetivo específico do estágio. Essas estrelas vão para o seu Swordsman Training Book, e o Master Orbus lhe ensinará uma nova habilidade quando você tiver recebido o suficiente. Essas habilidades com a espada incluem coisas como ataque giratório e guarda. Por fim, você também aprende Crafts com os guardiões de cada continente, como o Gear Shield que permite andar sobre a água e a lava. Os artesanatos esgotam um medidor de artesanato que é recarregado com o tempo.

Achou que não teria fases de água?

É necessário utilizar todas as habilidades de Nayuta e Noi para passar pelos estágios de The Legend of Nayuta . Os Crafts ainda concedem diferentes métodos de travessia, como o Gear Drive, que permite arregaçar certas paredes. Esses ofícios não são apenas necessários para progredir, mas também permitem que você retorne aos estágios anteriores e encontre novos tesouros e caminhos. Embora o objetivo de qualquer estágio seja ir do ponto A ao ponto B, o que acontece no meio pode ser complexo e exigir viagens em todas as direções, acionando interruptores, lutando contra monstros e saltando lacunas perigosas. Os quebra-cabeças necessários para progredir nas fases nunca são complexos, mas mantêm sua mente ocupada entre a felicidade de lançar sua espada sobre lobos, dragões e robôs. Da mesma forma, embora segmentos de plataforma sejam necessários, nunca é difícil e raramente há sequências longas de plataforma sem momentos para descansar. A linha entre combate e plataforma parece perfeitamente traçada e a jogabilidade nunca envelhece. Isto é especialmente verdadeiro nas batalhas contra chefes do jogo, que são lutas bombásticas contra monstros enormes que exigem saltos e esquivas na hora certa e o uso de todas as suas habilidades para derrubá-los.

Muito legal ver que os equipamentos refletem no visual dos personagens

Ao explorar a Terra, você encontrará artefatos deixados por monstros e encontrados em baús que você pode vender para o museu na Remnant Isle. O museu também oferece recompensas depois que você entrega artefatos exclusivos suficientes. Você também pode ver tudo o que trouxe para eles nas várias galerias. Os ingredientes que você encontrar podem ser preparados em lancheiras (sua fonte de cura nas dungeons) por sua irmã Eartha. A comida também concede pontos de experiência – muito mais do que lutar contra monstros – e é essencial para subir de nível. Entregue itens especiais como minérios e solo aos aldeões certos para adicionar novo inventário às suas lojas, incluindo mais equipamentos para Nayuta e Noi. Sim, Noi também possui slots de equipamento. Seu equipamento se concentra em aumentar o dano de seus ataques mágicos ou em oferecer efeitos de estilo acessório. Todos os equipamentos aparecem em seus personagens, um recurso que sempre aprecio.

Tá pegando fogo, bicho!

The Legend of Nayuta é lindo. Pode ter sido originalmente um jogo para PSP, mas a Falcom mostra seus talentos artísticos aqui. Os modelos dos personagens são detalhados e únicos, os ambientes são amplos e variados e os retratos dos personagens usados ​​​​ocasionalmente são fantásticos. Os assets mais fracos são os modelos de monstros, que, na pior das hipóteses, podem parecer inacabados ou sem texturas, mas os designs em si ainda estão bacanas. Os fãs raramente chegam a um título da Falcom por causa de seus gráficos. Além da jogabilidade matadora, o lado sonoro é obrigatório para os fãs. A Falcom é conhecida por suas facetas musicais, então não deveria ser surpresa que The Legend of Nayuta seja a perfeição musical. Cada faixa é magistral e poderosa, e há muitas faixas em comparação com o curto tempo de execução do jogo – menos de 20 horas. Embora não sejam totalmente dubladas, todas as falas são bem transmitidas e claras, outro triunfo esperado.

VEREDITO

The Legend of Nayuta é uma experiência incrivelmente refinada. Parece o culminar da experiência em RPG de ação da Falcom na época, já tendo desenvolvido jogos como Ys: The Oath in Felghana , Ys VI: Ark of Napishtim e a duologia Zwei . Existem poucos jogos em que posso dizer que não tenho queixas, mas tenho que quebrar a cabeça para pensar nas críticas de The Legend of Nayuta . O combate poderia ter mais profundidade, mas funciona para a curta duração do jogo. A história poderia ter sido algo único, mas parece bom para um RPG de ação light. Embora os picos alcançados por The Legend of Nayuta possam não ser os mais elevados, ele também nunca cai abaixo do padrão.

[i2pc pros_icon=”icon icon-thumbs-up” cons_icon=”icon icon-thumbs-down” show_title=”true” title=”THE LEGEND OF NAYUTA: BOUNDLESS TRAILS” show_button=”false” pros_title=”Pros” cons_title=”Cons” ][i2pros]História de qualidade como de praxe da série, mesmo sendo um spin-off
Músicas maravilhosas
Dublagem cumpre bem seu papel
Controle perfeito
Duração excelente, sem encher linguiça
[/i2pros][i2cons]Muita gente ainda vai torcer o nariz para o visual do jogo
Algumas fases são meio confusas[/i2cons][/i2pc]

David Signorelli

Comment here