Análises

Blanc

8
Um dos jogos indies mais bonitinhos do ano

Esse joguinho tem um final satisfatório, uma conclusão realmente boa para o fim da jornada e com isso, somos agraciados com uma tela de encerramento de excelente gosto, eu adorei! Pena que é curtinho, cerca de 2 horinhas e pouco você consegue terminar, mas é uma experiência bem agradável do início ao fim. Especialmente legal se você joga com outra pessoa.

Blanc é um joguinho de aventura cooperativo desenvolvido pela Casus Ludi Inc. e publicado pela Gearbox. Ambientado em cenários cobertos por neve, assumimos o papel de dois filhotes, um lobinho e um veadinho, em busca de suas famílias cujo qual viemos a nos separar por conta de eventos adversos.

Um pouco receoso, o nosso par de pequenos viajantes se estranham no início do game, mas acabam se tornando mais e mais próximos à medida que avançamos, ajudando um ao outro a atravessar os vários obstáculos durante a aventura, criando assim um relacionamento de uma amizade bonita e improvável que aquece o coração pra caramba.

O jogo é todo em preto e branco mesmo.

Falando um pouco sobre o gameplay, embora você possa jogar sozinho controlando os dois bichos ao mesmo tempo, cada um com um direcional análogico, o ideal é dividir seus joycons e jogar com outra pessoa, o que torna a experiência bem mais legal e menos frustrante. Não é possível “morrer” em Blanc, não tem como você encalhar ou dar gameover, é um jogo para se curtir como um filmezinho com pequenos puzzles aqui e ali. Então o maior desafio do jogo é explorar mesmo e, claro, a maldita parte de levar os filhotinhos de pato para a mãe pato na ventania. Isso sim é um pé no saco, mas rendeu boas risadas enquanto jogava com minha esposa. Rimos mais do que deveríamos, foi até estranho, mas engraçado. Não deixe o patinho ser levado! Pega o pato, pega o pato! -dizíamos toda hora.

Amigos inseparáveis.

Artisticamente o jogo é bem bonito, mesmo com os tons cinzas e brancos, os contrastes são delicados, tão bem como a trilha sonora que acompanha a aventura ditando assim o tom de um momento mais tenso ou alegre. E falando em coisas assim, impacto emocional existe sim nesse jogo, mas adianto aqui que nenhum bichinho morre ou é machucado de verdade nesse jogo, algo importante porque eu particularmente sou super sensível com coisas assim, hehe. Podem curtir sem medo porque ninguém vai ver um novo Wolf’s Rain aqui não.

Alguma coisa chamou a atenção dele!

Comentando um pouco mais sobre os cenários, o que me parece é que o jogo é ambientado em um mundo onde não há mais seres humanos, algo meio pós-apocalíptico, deixando vilarejos inteiros num silêncio absoluto, fábricas, construções sem ninguém. Ninguém além dos animais que encontramos durante a jornada que colaboramos em equipe para avançarmos no jogo. Ah, os cabritinhos, tão fofos! Enfim, os cenários são bem variados, cheios de colinas onde podemos deslizar em alta velocidade, coisa bem divertida para se fazer nesse jogo.

Uns dos desafios do jogo.

Sobre a jogabilidade, usamos apenas dois botões em cada controle, como se fosse o L1, L2 e R1, R3, respectivamente para pular e interagir com objetos do cenário que envolve empurrar caixas, cortar cordas, mover portas de um lado para o outro, subir em placas para criar elevações, usar o amiguinho para ajudar a subir mais alto e por aí vai. Vi um pessoal reclamando que os pulos são estranhos e awkwards, mas honesto eu achei super normal.

VEREDITO

Esse joguinho tem um final satisfatório, uma conclusão realmente boa para o fim da jornada e com isso, somos agraciados com uma tela de encerramento de excelente gosto, eu adorei! Pena que é curtinho, cerca de 2 horinhas e pouco você consegue terminar, mas é uma experiência bem agradável do início ao fim. Especialmente legal se você joga com outra pessoa.

David Signorelli