Análises

Blue Reflection

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Sailor Moon encontra Persona nesse JRPG diferentão!

Blue Reflection é um dos jogos mais ousados que a Gust já produziu e isso ficou evidente no resultado final.

Se há uma coisa que aprendi com o Blue Reflection , é que a vida de uma garota japonesa do ensino médio é difícil – especialmente se você planeja como uma garota mágica.

Blue Reflection é o jogo final do “Beautiful Girls Festival” de Gust e marca o retorno de Mei Kishida ao design de personagens, tendo trabalhado na série de jogos Atelier saga Arland no passado. Com ele na produção, você pode esperar visuais que englobam perfeitamente os vários temas que este título pretende retratar.

Esses visuais, infelizmente, não compensam por dois dos maiores problemas que este jogo tem. Em primeiro lugar, muitas das cenas – essencialmente qualquer uma que não faça parte da história principal – não são dubladas. Isso não é totalmente negativo, é claro, mas com certeza animaria um pouco o diálogo. Além disso, a tradução é um tanto de má qualidade: além de haver um bom número de erros de digitação, alguns dos termos também são inconsistentes. Por exemplo, o termo “Sephira” é escrito dessa forma na biblioteca, mas os personagens dizem “Sephirot”. É óbvio que ambos se referem à mesma entidade, mas ainda é frustrante não saber como o termo é escrito e como é emblemático de outros erros textuais vistos ao longo do jogo.

A arte chave do jogo é maravilhosa.

Felizmente, a história não é um dos pontos fracos de Blue Reflection. Este jogo se concentra no conto de Hinako Shirai, uma dançarina de balé que não consegue mais se apresentar devido a uma lesão na perna. Em seu primeiro dia na Hoshinomiya Girls ‘High School, ela de repente é atraída para um mundo mágico chamado The Common – um mundo de “inconsciente coletivo da humanidade”, onde ela desperta como um Refletor e pode se mover livremente. Logo depois, ela conhece Yuzu e Lime Shijou, também conhecidas como Irmãs Cítricas, e se envolve em um conflito onde ela deve ter demônios e uma ameaça ainda maior – chamada de Sephira – que ameaçam destruir o mundo.

No entanto, o desejo de Hinako de lutar não é totalmente altruísta. Ela logo descobre que aqueles que derrotam a Sephira podem ter seu desejo atendido, e seu desejo, como se poderia prever, é que suas pernas sejam curadas para que ela possa dançar novamente. Este motivo será um componente importante do crescimento da Hinako ao longo do jogo. No início, ela está continuamente amargurada com sua lesão e não se interessa pelas situações das pessoas ao seu redor, mas logo se torna mais receptiva para com os outros, uma vez que compreende o quão importante é seu dever como um Refletor.

Hinako e sua expressividade.

Blue Reflection pode ser mais apropriadamente descrito como um cruzamento entre “Sailor Moon” e “Persona” , pegando os visuais do primeiro e a jogabilidade do segundo. Como tal, o vaivém entre socializar-se com amigos e operar como um Refletor parecerá muito familiar para aqueles que já jogaram Persona no passado. Dito isso, uma coisa que diferencia os dois são as restrições de tempo: os jogadores são livres para passar o tempo que quiserem fazendo o que quiserem, sem se preocupar com o andamento da história e deixar qualquer outro conteúdo inacabado.

No entanto, se você entrar em Blue Reflection esperando que a progressão do personagem seja semelhante ao que você experimentou em um JRPG tradicional, então você terá uma leve decepção. A força do seu grupo depende do relacionamento de Hinako com seus colegas de escola, então espere que Hinako gaste cerca de 65% do jogo vivendo como uma colegial normal antes de poder gastar os 35% restantes como uma garota mágica matadora de demônios.

Apesar desta irregularidade no fluxo do jogo, experimentar as duas vidas de Hinako lado a lado é um dos aspectos mais divertidos de Blue Reflection . Ele consegue pegar as ações cotidianas mundanas de um estudante do ensino médio e dá a elas um significado elevado, acrescentando à narrativa, bem como à jogabilidade – por mais curtas ou raras que sejam.

Nada como sair com as amigas.

Essa dualidade será experimentada diariamente à medida que os jogadores se aprofundam na vida social de Hinako, onde ela passa a maior parte do tempo com os amigos, mexendo no Free Space do seu telefone! app social e se preparando para o dia seguinte em casa. Embora ver isso ajude o jogador a aprender mais sobre Hinako e sua grande variedade de amigos, esses eventos aparentemente mundanos também têm efeitos profundos em Hinako e nas Irmãs Citrus, uma vez que entram no Common.

As duas maneiras principais de Hinako interagir com seus amigos são por meio de episódios de Bond e eventos de encontros, os quais permitem ao jogador aprender mais sobre a vida pessoal e as aspirações do amigo com quem Hinako está atualmente.

Durante os Episódios de Bond, Hinako iniciará uma conversa com um amigo de sua escolha e, em algum momento, será feita uma pergunta, o que a levará a dar uma de duas respostas. O que é importante saber aqui, no entanto, é que a resposta dela não importa. Sim, isso mudará o Episódio seguinte e alterará o que Fragments – emoções humanas em forma cristalizada – você obtém (mais sobre isso mais tarde), mas a única coisa real em jogo é um pequeno ganho de afeto que ainda pode ser obtido com a saída de Hinako com seus amigos em eventos de encontro depois da escola. Date Events ocorrem em pontos aleatórios ao redor de Hoshinomiya, onde as duas garotas falarão sobre vários assuntos ditados por sua localização atual. Não há nenhuma decisão a ser tomada aqui, então os jogadores podem apenas relaxar e curtir a conversa antes que o Evento de Data termine e Hinako volte para casa.

Durante as lutas ocorrem cenas bem legais, dignas de um anime!

No final de cada dia, Hinako pode realizar várias ações em preparação para o próximo. Essas ações são típicas que um aluno pode fazer no final de cada dia, como estudar ou reservar um tempo para refletir sobre seu atual estado de coisas. No entanto, mantendo-se fiel ao tema das ações do mundo real que têm consequências no The Commons, várias ações de Hinako oferecerão aumentos de estatísticas permanentes. Além do mais, algumas dessas ações vão levar a cenas divertidas no dia seguinte, que mostram a garota com quem Hinako saiu mais recentemente.

Novamente, não há limites de tempo para a realização desses eventos, então você está livre para realizá-los quando quiser. É uma jogada muito apreciada, especialmente porque algumas das garotas são surpreendentemente interessantes e têm pequenas peculiaridades sobre elas que você nunca saberia se houvesse mais restrições de tempo. Dito isso, ter tempo ilimitado quebra um pouco a imersão. O Lime enfatiza como é importante ganhar força rapidamente para derrotar a Sephira, mas você nunca sente essa urgência. Você pode facilmente passar três semanas sem ir até ela e Yuzu para progredir na história e não há repercussões para isso.

Por outro lado, embora gastar uma quantidade excessiva de tempo socializando com amigos possa quebrar a imersão, o tempo gasto fazendo isso vai render dividendos assim que Hinako, Yuzu e Lime estiverem prontos para entrar no Commons.

Um pouco da exploração em Common.

Como mencionado antes, Blue Reflection é um RPG heterodoxo quando se trata de progressão de personagem. Inimigos lutados em The Commons não dão experiência; em vez disso, ele é obtido ao progredir pela história, cumprindo pedidos simples e aprofundando os laços de Hinako com outros personagens. Depois de fazer o suficiente dos três, seu grupo vai ganhar um nível e a chance de colocar um ponto em Ataque, Defesa (HP e Defesa), Suporte (MP e Sorte) e Técnica (Velocidade).

Colocar um ponto em cada categoria não só aumentará as estatísticas relevantes, mas também concederá a cada personagem uma habilidade assim que um certo limite for atingido. À primeira vista, você pode querer que cada personagem siga seus pontos fortes (Yuzu com Defesa e Técnica ou Lima com Ataque e Suporte), mas fazer isso pode significar perder uma variedade de habilidades interessantes para ambos. Qualquer personagem pode funcionar em qualquer papel, mas você terá que planejar a construção de um personagem com antecedência porque é impossível para eles aprenderem todas as habilidades.

Infelizmente, o jogo não torna o planejamento de uma construção tão fácil quanto poderia ser. Não é dito a você todas as habilidades que um personagem pode aprender com antecedência, então é possível investir pontos em uma ou duas categorias para aprender uma habilidade, apenas para descobrir mais tarde que investir pontos em outras categorias teria dado um valor semelhante ou superior 1.

Nem parece cena do mesmo jogo, né?

Dito isso, você não pode errar, desde que não coloque seus pontos aleatoriamente e, mesmo se o fizer, os Fragmentos que Hinako ganha com os Episódios de Bond podem ser anexados a várias habilidades para fortalecê-los ou aprimorar os parâmetros de a garota a quem a habilidade pertence.

Depois de ter suas estatísticas e habilidades alinhadas, é hora de explorar The Commons a sério. Infelizmente, apesar de ter um conceito interessante, a experiência de alguém lá será definida por altos e baixos extremos. O ambiente, embora um tanto repetitivo, continua a tendência de visuais cativantes estabelecidos no mundo real, mas as batalhas são monótonas e extremamente fáceis, mesmo quando se joga no Hard.

Isso não quer dizer que Gust não fizesse nenhum esforço para fazer com que as batalhas tivessem algum nível de profundidade, porque elas têm. Em vez disso, o jogo é estruturado de forma que você possa contornar a maior parte dessa profundidade com facilidade.

Mel Kishida é o cara.

As batalhas são baseadas em turnos e essa ordem é rastreada na parte superior da tela por meio de uma linha do tempo. Esta ordem não é absoluta, entretanto, já que várias habilidades têm propriedades únicas (como atrasar o turno de um inimigo) e Valores de Espera, que irão influenciar a frequência com que cada personagem pode agir. A mecânica única nessas batalhas é o medidor do Reflect, localizado na parte inferior esquerda da tela. Os personagens podem usar o comando Ether Charge para sacrificar um turno a fim de aumentar continuamente este medidor, bem como seu MP, até o próximo turno chegar. Embora perder uma vez possa parecer irritante no início, Ether pode ser usado como um recurso para alimentar certos ataques, defender ou recuperar HP / MP entre as jogadas, e até mesmo lançar ataques consecutivos através do comando Overdrive, de modo que o uso eficaz dele pode facilmente virar a maré da batalha.

A manipulação apropriada do Ether teria sido uma excelente maneira de tornar cada batalha emocionante, mas o jogo oferece muito poucos motivos para isso. Você começa cada batalha com Ether suficiente para ativar Overdrive, então você pode facilmente lançar vários ataques AOE e eliminar todos os inimigos antes que eles possam agir. Além do mais, HP e MP são regenerados após cada luta e você pode usar itens – que podem ser ganhos e fabricados – antes de cada luta para compensar quaisquer deficiências estatísticas que seu grupo possa ter.

Infelizmente, as batalhas contra a Sephira – criaturas gigantes que congelam o tempo no mundo real e atacam a Hoshinomiya Girls ‘High School diretamente – dificilmente são mais difíceis.

É claro que a Gust buscava uma sensação de grandeza com essas batalhas, já que cada uma é uma questão envolvida que se dá em duas fases principais. A primeira fase começa como qualquer outra batalha normal, embora as meninas estejam olhando para uma criatura gigante desta vez. Durante esta fase, a Sephira vem com uma pequena quantidade de partes regeneradoras que podem ser ignoradas se você estiver confiante na produção de danos do seu grupo ou destruídas para enfraquecer o chefe. Independentemente da rota que você tomar, o chefe se fortalecerá e trará mais peças para a briga assim que o corpo principal sofrer danos suficientes. Desse ponto em diante, você só precisa cansar o chefe até que ele tente lançar um ataque de última hora que é rebatido por Hinako, que dá o golpe final.

Embora essas batalhas devam ser mais difíceis, às vezes parecem mais fáceis devido à ajuda que o grupo recebe dos amigos de Hinako. Cada um deles pode ser chamado no meio da batalha para fornecer benefícios especiais, como aumento de estatísticas ou cura, e embora esses efeitos sejam desprezíveis na maioria, todos eles fornecem Ether na ativação, permitindo assim mais comandos baseados em Ether do que o normal. Quando combinada com sua incapacidade geral de causar danos, a Sephira parece uma existência superestimada que acaba servindo como um saco de pancadas gigante.

VEREDITO

Blue Reflection, com todos os seus belos visuais, se esforça para oferecer uma experiência de jogo envolvente e consistente. Os aspectos sociais deste jogo são muito divertidos, mas as batalhas reais são muito desiguais – intrigantes, mas enfadonhas; mecanicamente som, mas fácil o suficiente para que essa profundidade seja ignorada. Tudo o que a Gust precisava fazer era ajustar um pouco os parâmetros de cada inimigo e eu estaria cantando uma música totalmente diferente sobre eles.

Dito isso, este jogo ainda funciona como um todo e oferecerá uma experiência memorável para aqueles que desejam superar quaisquer preconceitos de anime que possam ter. Se você é fã de Persona e “Sailor Moon ”, ou mesmo apenas do gênero feminino mágico em geral, Blue Reflection é o jogo para você.

David Signorelli

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