Análises

R-Type Final 2

10
R-Type Final 2 é brutalmente desafiador e recompensador.

O fato do jogo ser difícil demais não tira o fato dele ser o melhor do gênero lançados até hoje.

R-Type Final 2 é provavelmente o jogo mais difícil, cruel e imperdoável que já joguei na atualidade, e isso não é nem de longe algo ruim, muito pelo contrário. Atravessando décadas desde seu lançamento original em 1987, a essência se mantem em seu interior mais profundo, mas está cheio de modernizações para agradar ambos os veteranos e novatos.

Vamos a análise desse excelente shooter de nave 2D que está disponível para o Nintendo Switch, PC, Ps4 e Xbox One/ Series S|X.

Essa análise é baseada na versão do Nintendo Switch, com o código fornecido ao vgBR para esta apreciação. Game desenvolvido pela softhouse Granzella e distribuído pela NISA.

Os cenários do jogo são cheios de elementos alien.

R-Type Final 2 certamente é um jogo com uma apresentação excelente logo que iniciamos o game, eu particularmente adoro essa configuração de games de combate espacial e tudo o que compromete a escolha de design, cores nesse visual cibernético futurista, acaba sendo algo que soma bastante pra mim.

Minha opinião honesta é que graficamente é um game muito bonito, mesmo que tecnicamente não esteja nos padrões da geração atual, os cenários e objetos todos muito bem modelados, cheios de movimento, mudanças loucas de câmera, efeitos de luz e partículas de se tirar o chapéu.

Aliados ao visual, a trilha sonora também é uma excelente adição, batidas e ritmos de música eletrônica da melhor qualidade conseguem entregar toda a sensação de aventura e tensão durante os árduos percursos pelas fases, existem diversos momentos em combates de sub-chefes que o negócio fica mais sério, agitado, legal demais, o departamento de áudio realmente é bem competente, toda a experiência fica 100% mais legal quando jogamos com um fone de ouvido enquanto passamos por todo tipo de sons de raios e explosões.

Nada como um super raio para destruir tudo, né?

Já comentei que é um jogo bem difícil, correto? De fato é, é um jogo que vai fazer os jogadores arrancarem cabelos mesmo na dificuldade normal. Particularmente eu gosto de desafios e experimentações, e tudo isso temos de maneira muito bem feita enquanto power-ups e customizações das naves assim que progredimos adentro do no jogo.

A dificuldade maior é que não temos uma barra de vida, ou seja, encostou em qualquer coisa você está morto, e galera, tudo quer você morto nesse jogo.

Há simplesmente muitas rotas para tomar, muitos inimigos na tela e pouco espaço para se esquivar, com isso dito, você vai repetir as fases algumas vezes sim, aprender os padrões, guardar os power-ups e até mesmo contar com a sorte em alguns casos.

R-Type Final 2 é uma montanha russa de adrenalina do início ao fim, pelo fato de existirem muitas maneiras de se encarar os desafios, isso torna interessante a troca de naves e sub-armas para achar uma que se adeque melhor a cada situação dada.

Customize sua nave como quiser.

No início do jogo temos a opção de 3 naves diferentes com características marcantes especiais e customizáveis, mas ao completar alguns requisitos bem específicos poderemos ir habilitando uma lista bem mais extensa, algo que beira 50 naves para versatilizar a aventura, embora eu mesmo não tenha conseguido traze-las até mim mesmo tendo zerado o jogo uma ou duas vezes, muito provavelmente foi porque eu não consegui realizar o feito nas dificuldades maiores.

O game possui 5 fases nas dificuldades até o Normal, e mais duas nas dificuldades maiores, embora isso faça soar que o game é curto, não se engane, o fator de replay dele é imenso, muito proveitoso nas dificuldades mais avançadas (se você for masoquista), além de modos como Score-Attack que é um bônus muito bem-vindo.

Recomendo muito para os fãs do gênero, eu acho que não tem nenhum outro game do estilo que chegue à altura, não tem como errar mesmo ao adquirir o game.

O jogo realmente incentiva o jogador a ter bastante nave na “garagem”.

As versões para console caseiro são ainda mais bonitas por conta da resolução, mas a do Switch não fica muito atrás não, é jogão, mas não vá arremessar seu controle na parede, ok?

Pros

O melhor jogo do gênero.

Jogabilidade perfeita.

Combate, extras e fluência do game são de primeira.

Trilha sonora e departamento sonoro de parabéns.

Contras

A dificuldade do jogo pode afastar alguns.
É isso.

Fábio Kraft
Últimos posts por Fábio Kraft (exibir todos)

Comment here