Análises

Gnosia

10
Não confie em ninguém, pois Gnosia pode ser seu melhor amigo.

Gnosia é um text-adventure genial, muito bem escrito, montado e apresentado. Uma obra prima.

Muito pouco versado no gênero de text-adventure, eu acabei esbarrando com um título bem interessante, o tal de Gnosia.

Gnosia acaba que é um jogo muito popular no Japão devido seu alto grau de complexidade e misturas muito inteligentes de fatores aleatórios no desenrolar da trama, o que torna tudo muito imprevisível e extraordinário, somados claro a uma belíssima arte dos personagens e cenários do game.

Mas, vamos começar do começo. Acima de tudo, Gnosia é um text-adventure que foi desenvolvido pelo estúdio indie Petit Depot e distribuído pela PLAYISM para o Nintendo Switch agora e para PlayStation Vita um tempo atrás.

O design de personagens é muito legal.

Em um resumo bem resumido mesmo sobre o que se trata o jogo, basicamente você e mais uma equipe de civis estão dentro de um nave-refúgio que segue em direção a um local seguro, só que não estamos sozinhos, pois entre os membros da tripulação existe uma entidade alienígena assassina que se esconde e toma forma das pessoas, manipulando e matando um a um a cada virada de dia.

Nosso papel é detectar quem dos membros são reais e quais são os Gnosia, para que aí sim possamos sobreviver. A jogada legal é que nem sempre você será o bonzinho da história, em certos momentos você será um Gnosia e deverá manter sigilo e ficar na defensiva para que não desconfiem de você e te mandem para a câmara de congelamento, resultando na perda da rodada atual.

É bem interessante o fato de existir personagens sem gênero definido.

Como funciona então? O fluxo do game é através de “loops“, que são entendidos como rodadas. Vencer ou perder nas rodadas não são tão determinantes para um game-over, mas sim tratados como lições de pesquisa para conhecermos aos poucos as características marcantes dos personagens que estão participando no momento, características que ficam anotadas e marcadas num compêndio in-game para referências posteriores.

A medida em que avançamos através dos loops, mais e mais elementos são adicionados ao gameplay, como personagens novos principalmente, fazendo com que as escolhas que vamos tomar não fiquem nem um pouco óbvias e, inclusive, muitas delas só são possíveis de realizar dependendo se evoluímos uma certa skill ou não, mas vamos chegar lá.

Gnosia, como mencionado anteriormente é um text-adventure, tudo o que faremos no jogo é basicamente navegar pelos menus e respondendo às perguntas e afirmações quando solicitados. Então não espere que será um jogo onde iremos andar, saltar e realizar outras atividades além de apertar o botão A para avançar.

Mapa de exploração da nave.

E isso não é ruim, muito pelo contrário, ficamos tão presos e apegados aos personagens que chega a ser até assustador.

Nosso herói poderá evoluir alguns atributos a cada vez que completamos um loop, podemos evoluir habilidades que vão de carisma, astúcia a assertividade e furtividade, ao chegarmos a um nível determinado de cada uma dessas características, mais opções de escolha são ativadas para utilizarmos contra um personagem que está fazendo uma pressão ou, em contra partida, pressionar alguém que esteja sendo super suspeito.

Além das habilidades, podemos assumir alguns papeis especiais dentro da nave como o engenheiro ou o médico, respectivamente, pode ser identificado o Gnosia na virada da noite e, ao congelar alguém, o médico pode verificar se foi um humano ou um Gnosia para a câmara fria.

Você não viu errado, tem um alien da autópsia ali.

Existe um jogo popular chamado Werewolf (no Brasil ele até é conhecido como outros nomes), onde Gnosia é bem semelhante, caso alguém tenha interesse de conhecer mais a fundo o conceito.

Gnosia é um jogo longo, muito divertido, consegui zerar ele em torno de 120 Loops, cada um com uma duração média de meia hora, podendo se estender bastante inclusive.

Essa é uma experiência bem ímpar, impressionantemente viciante e original, mesmo quem não é fã do gênero vai acabar gostando, contanto que tenha um domínio do idioma Inglês, já que não há versões em português para ele. Recomendo muito, não vão se arrepender.

Pros

  • Direção artística linda.
  • Textos inteligêntes.
  • Mecânica de jogo polida e divertida.

Contras

  • Pode parecer frustrante no início pelas derrotas.
  • Além disso, não tem mais nada aqui não.

Fábio Kraft
Últimos posts por Fábio Kraft (exibir todos)

Comment here