Análises

Battlefield 2042

7
Apesar de alguns problemas, o jogo traz algumas novidades interessantes para a franquia.

Quando seu esquadrão está trabalhando em conjunto, Battlefield 2042 é incrível. Se você fizer isso sozinho ou se sua equipe o abandonar ao longo do caminho, o jogo parece grande demais para fazer você sentir que está causando impacto.

Battlefield 2042 é um FPS de aparência colossal. Seus mapas gigantes e alta contagem de jogadores por partida fazem você se sentir parte de uma guerra real. Balas voam de todas as direções. Helicópteros voam acima de você enquanto disparam mísseis no horizonte. Tanques atravessam árvores e destroem prédios enquanto uma gigantesca tempestade de areia se aproxima.

Tem todos os ingredientes de um filme de guerra épico do futuro, mas sofre das mesmas coisas que o tornam tão bom em primeiro lugar. Sua maior força é também sua maior fraqueza, e todo esse brilho e glamour só vai tão longe. Para um jogo que apresenta mais de 100 jogadores, todos jogando heróis ao mesmo tempo, com certeza faz você se sentir solitário às vezes.

A noite antes da grande batalha.

Uma jogada inteligente por parte da DICE, Battlefield 2042 não possui um modo de campanha. Não, em vez de uma história feita às pressas e uma narrativa sem sentido que tenta dar a você algo para fazer entre as partidas online, o jogo é apenas uma experiência multiplayer. E tudo bem, considerando a variedade de modos que oferece – mesmo que nem todos sejam vencedores. No entanto, há alguma história por trás do estado do mundo, então você aprende através de partidas que os Estados Unidos e a Rússia estão em guerra, e as mudanças climáticas criaram algumas condições climáticas bizarras.

Para dar ainda mais vida à sua experiência multijogador, os personagens ou especialistas que você pode escolher, cada um tem sua própria personalidade e habilidade única que pode usar na batalha. Emma, ​​por exemplo, pode usar um wingsuit em vez do pára-quedas usual. Pyotr pode implantar uma torre, Ji-Soo pode utilizar hacks de parede e Maria pode reviver totalmente os personagens com saúde total. Cada especialista vem de um país diferente e tem algumas linhas interessantes durante a batalha para diferenciá-los ainda mais.

Os cenários são grandes mesmo.

Tudo isso soa bem no papel, mas você logo percebe que pode personalizar seus carregamentos para transformar qualquer pessoa no “especialista” que você deseja. Essencialmente, esses personagens se tornam mais parecidos com os agentes de Call of Duty: Vanguard. Eles parecem legais, têm vozes únicas e certas habilidades, mas podem servir ao mesmo propósito que seus colegas apenas com uma diferença cosmética.

Isso também significa que cada personagem é um pau para toda obra, tornando a necessidade de ficar juntos ou jogar em equipe mais fútil do que antes. Há também dois especialistas – Emma e Mackay com seu gancho – que parecem mais úteis do que os outros porque suas habilidades são, de fato, úteis em mais situações e afetam bastante a manobrabilidade durante o combate. Desculpe Maria, mas você não é a única que pode reviver as pessoas.

Considerando que não há nenhum modo single player, você esperaria que o jogo oferecesse uma experiência multiplayer robusta, e é seguro dizer que sim. O modo Conquest retorna e é maior do que nunca, pois ocorre em mapas gigantescos que podem acomodar até 128 jogadores ao mesmo tempo. Este modo exige que sua equipe capture vários setores em uma luta de 30 a 40 minutos pelo poder. Você pode optar por entrar sozinho e matar quantos soldados quiser com seu fiel atirador, ficar com seu esquadrão e apoiar uns aos outros com suas habilidades especializadas, ou enlouquecer e usar aviões, helicópteros ou naves flutuantes para destruir o meio ambiente e causar desordem.

As tempestades de areia agregam bastante ao combate e impressionam.

Novamente, enquanto as possibilidades estão lá, quando você realmente entrar em uma batalha, você perceberá como nem sempre funciona como planejado. Devido a quantos jogadores existem no campo de batalha, as zonas de captura sempre recebem visitantes para que as partidas possam ficar agitadas rapidamente. Muitos jogadores vão “gravitar” para essas zonas, mas como elas também estão espalhadas por longas distâncias, chegar a uma diferente exigirá muita corrida antes de ver qualquer ação. E se você fizer isso, você precisa sair por cima ou então você precisará reaparecer mais para trás e fazer essa caminhada novamente.

Isso pode levar a uma série de momentos, desde morrer a cada poucos minutos até não ter nada para fazer por um longo tempo. Muitas vezes você pode se sentir sozinho, apesar de quantos jogadores existem no campo de batalha, simplesmente por causa de como certas partes do mapa podem ser espalhadas e estéreis. Além disso, Battlefield 2042 não tem bate-papo por voz no momento(dessa análise), então você não pode se comunicar ativamente com ninguém. Além disso, não há mais placares durante uma partida, então você não terá ideia de como está se saindo. Tudo isso pode fazer uma partida parecer muito desconectada e não vale a pena vê-la até que o tempo acabe.

Queda-livre!

Comparado com Conquest, Breakthrough parece mais organizado, pois os mapas são menores e as zonas são capturadas em uma determinada ordem. Um time ataca enquanto o outro defende, então a ação fica mais equilibrada e você sabe onde encontrar. Ao contrário do Conquest, este modo permite que você faça flancos, mergulhos aéreos e movimentos mais estratégicos se você souber o que está fazendo e se seu esquadrão estiver (de alguma forma) se comunicando efetivamente. E agora, a única maneira de fazer isso é usando o teclado do jogo ou o Discord.

Falando em comunicação, Hazard Zone é um modo que requer cooperação, pois coloca você e outros três jogadores juntos em uma missão para coletar dados de vários pontos do mapa defendidos pela IA inimiga. As equipes só podem ter um tipo de especialista, então é aqui que seu uso realmente brilha, pois suas habilidades podem fazer ou quebrar a dinâmica da equipe. No momento, esse modo não funciona tão efetivamente quanto deveria, principalmente devido às limitações de comunicação, mas esperamos que a adição do bate-papo por voz ajude a torná-lo mais eficaz. Como está agora, morrer depois de alguns minutos de partida, procurar outro time completo e recomeçar do início é apenas uma perda de tempo.

A Frostbite ainda dá no tranco.

Talvez o mais familiar e ainda mais inovador dos modos seja o Battlefield Portal, pois não apenas permite que você reviva a versão remasterizada de mapas e modos de séries anteriores, mas também permite que você crie critérios exclusivos para suas partidas. Jogos pré-fabricados como Battlefield 1942 , Bad Company 2 e Battlefield 3 são apresentados, mas também inúmeros outros modos projetados por jogadores com modificações exclusivas que você pode personalizar em um site dedicado. Isso permite que você brinque com vários comandos de codificação que podem afetar o que certas ações fazem, a aparência da sua interface do usuário e muito mais.

No momento, Portal parece uma zona de cultivo XP gigante com muitas partidas criadas com o único propósito de explorar IA fraca sem armas, mas tem o potencial de se transformar em algo muito mais complexo, considerando suas impressionantes opções de personalização. Até mesmo seus mapas antigos oferecem uma fuga aliviante da agitação de seus modos modernos.

Por mais impressionante que tudo pareça, Battlefield 2042 sofreu alguns problemas desde que foi lançado no Acesso Antecipado, principalmente devido a problemas e falhas no servidor. Até mesmo o especialista Dozer teve sua habilidade de escudo desabilitada por ser invencível. Nós experimentamos algumas partidas que nos fizeram aparecer na beira do prédio, nos fazendo cair para a morte ou atravessar ambientes quando chegamos perto de uma parede. Houve até algumas partidas que se recusaram a nos deixar sair, a menos que parássemos o jogo e reiniciássemos tudo. Alguns desses problemas foram resolvidos desde então, mas o jogo definitivamente precisava de mais atenção antes de ser lançado.

VEREDITO

Quando seu esquadrão está trabalhando em conjunto, Battlefield 2042 é incrível. Se você fizer isso sozinho ou se sua equipe o abandonar ao longo do caminho, o jogo parece grande demais para fazer você sentir que está causando impacto. Por mais impressionante que pareça, este soldado precisa de um pouco de amor para polir suas arestas e precisa de uma comunidade dedicada de jogadores para ajudar seu modo Portal a atingir seu verdadeiro potencial.

Há também algumas escolhas de jogabilidade questionáveis ​​que estragam a experiência geral. Quando você está de bruços, você está literalmente congelado no lugar e não pode nem se mexer, a menos que se levante e se mova. Acabaram-se os movimentos de solo fluidos encontrados em Battlefield V. Até mesmo mover o mapa e escolher um local de respawn é frustrante, pois mover o cursor para onde você quer parece mais um aborrecimento do que deveria e às vezes é difícil ver exatamente onde você estará desembarque, pois alguns dos ícones estão obscurecidos. Além disso, se um companheiro de equipe pedir para ser revivido, mas depois cancelar para ser reaparecido, o jogo não removerá seu corpo imediatamente, então você muitas vezes se encontrará correndo para cadáveres sem vida em vão.

David Signorelli

Comment here