Blaster Master Zero III, lançado para PC, PlayStation 4, Xbox One e Nintendo Switch em 2021, é o terceiro capítulo da série que teve início em 2017 com Blaster Master Zero, sendo um remake do original para o Nintendinho de 1988.
Assim como os jogos anteriores da série, Blaster Master Zero III é uma espécie de Metroidvania com uma mistura de maneiras diferentes de se jogar, alguma variedade à jogabilidade. Em Blaster Master Zero III os jogadores exploram o grande planeta Sophia, Metroidvanializando bem o título.
Este jogo traz uma série de pequenas melhorias que dão um up na experiência geral. Para aqueles que não estão familiarizados com a série, as seções Metroidvania do jogo geralmente permitem que você percorra o jogo em um tanque que salta, mas os jogadores devem sair do tanque para explorar caminhos estreitos que só podem ser acessados a pé, e durante esses momentos seu personagem fica bem mais vulnerável e exposto.
O que acaba aliviando a barra para os jogadores é que nestas partes poderemos contar comum jetpack que permite realizar saltos mais difíceis sem nos preocuparmos com fall damage. Além disso, vários checkpoints espalhados por todo o mundo agora servem como pontos para fast-travel, permitindo revisitarmos facilmente áreas onde estiveram anteriormente, para coletar os extras e tudo mais, ainda bem!
Há também o novo sistema de saltos dimensionais, onde pulamos para estágios com um alto teor de dificuldade e recompensas melhores.
Na verdade, uma das coisas que pude percerber é a melhoria de liberadade de exploração, nos permitindo escolher como e quando realizaremos uma determinada tarefa no game mais tarde, após explorar a área e talvez conseguindo mais upgrades em outro lugar. Num geral é possível atravessar o game todo como desejar, ficando bem sem equipamentos mesmo ou esperando até o final do jogo para passar com mais facilidade os estágios.
Essas melhorias estão presentes nos games anteriores, então para quem está acostumado com as mecânicas, perceberão que há coisas como dar uma carregada nos ataques e soltar no melhor estilo MegaMan, tanto para o seu herói visto de cima quanto para os tanques, além de outras melhorias significativas que ajudam pra caramba a agilidade do game, transformando em uma experiência bem mais intensa e divertida.
Graficamente o jogo é bem bonitinho, a qualidade das pixel-arts são de primeira, tão bem como os cenários que são super animados e sempre tem alguma coisa acontecendo no fundo. Gosto também de como o combate ficou legal e os inimigos não são jogadões à toa, é bem legal o trabalho que fizeram em tudo visualmente no jogo, parte de cut-scenes, batalhas e animações, é impressionante mesmo.
Trilha sonora e departamento artístico é bem competente, apesar de eu não gostar tanto de sonzinhos 8-bit, o estudio não deixou a desejar nesse sentido também, orquestra legal a nossa jornada pelo planeta em busca de respostas. Os temas de chefe são muito loucos também, principalmente porque é o tipo de música que eu mais curto.
Blaster Master Zero 3 é um jogo bem dificil, vai frustrar os que buscam por uma experiência mais simples. Embora muitos tenham reclamado, o jogo tem sim muito diálogo e isso pode acabar dando uma freiada na aventura. Acredito que muitos não irão se importar com isso e conseguirão levar o game com muita diversão até o final, talvez com alguns cabelos arrancados, mas certamente conseguirão arrancar alguns sorrisos sim.
É um clássico revivido, melhorado e está aí para mostrar como se faz arte com games, eu recomendo altamente esse jogo e certamente é uma das melhores experiências que já tive esse ano. Muito bom mesmo, me deu até vontade de jogar os anteriores para conhecer mais do universo. Se você é um fã de jogos que realmente se encarnam com clássicos de estilo retro, Blaster Master Zero III deve estar absolutamente na sua lista de games.
- Astria Ascending - 30 de outubro de 2021
- Boyfriend Dungeon - 14 de setembro de 2021
- Blaster Master Zero III - 13 de setembro de 2021
Comment here